Translate / Tradutor

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Intelectual específico


"O sentido do trabalho intelectual em Foucault" Monografia de Eduardo Popinhak Franco (2007) - Filosofia - UFSC

Mas Foucault, ao criticar este intelectual universal, apresenta e defende o intelectual específico. Esse passa a trabalhar em setores determinados, em pontos precisos em que se situa como suas condições de trabalho, condições de vida (moradia, hospital, laboratório, universidade, asilos, as relações familiares ou sexuais), ao invés de trabalhar no universal, ou o justo e verdadeiro para todos. Ele encontra problemas que são específicos, e não problemas universais. Foucault afirma que o papel do mesmo deve se tornar cada vez mais importante. O intelectual passa a ter uma atividade especifica com sua politização, ou seja, ele ocupa posições específicas.
O intelectual específico age segundo outra relação entre teoria e prática. Possui certo número de conhecimentos, que põe em ação de maneira imediata, para operar uma crítica determinada, no campo de suas competências e sobre um ponto específico. O intelectual específico age teoricamente sobre problemas bem definidos, graças a seus conhecimentos.

O trabalho do intelectual específico pode ser definido por demonstrar a contingência do presente, em desestruturá-lo como resultado de um processo histórico. É graças à história que se pode problematizar e subtrair de um fundamento fictício o que se percebe como necessidade racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário