sex, 20/09/2013 - 11:26
Por ebs
Comentário ao post "Depois dos médicos, a hora da gestão na saúde"
O SUS é mais que importante . É uma das maiores conquistas do brasileiro na constituição de 88. É algo como a dignidde da vida", Porque é na ora da infelicidade de uma doença que se sente sua vulnerabildiade humana e se tem a necessideade de cuidados.Até entao se é um máquina de trabalho, de pagar impostos, de divertir de parir novos brasilieors,,,e vai por aí.
Por isto Nassif, o seu artigo de gestão na saúde foi primoroso e absolutamente necessário.Mas pareceu-me em alguns comentários que as pessoas não sabem o que é administrar, gerir. Seria preciso o Governo colocar um ADMINISTRADOR(ORA) com curso superior em cada unidade e realizar cursos desses de pelo menos um a dois meses, para coordenadores hospitalres e chefes e ensinar o que são procedimentos de gestão adminnistrativos e de pessoas. E paralelamente ensinar o que é CIDADANIA e solidariedade e responsabilidade social.
A grande maioria dos chefes de unidades de saúde é analfabeta funcional em termos de gestão, pois são indicações políticas de toda ordem. Compactuam com a ineficácia, com a desorganização, com o improviso, numa área, que como você exemplificou, é de especialistas.Gente que passará a pensar e a executar procedimentos de eficiência, eficácia e produtividade, como fazem as grandes empresas.
Aí a marcação das consultas deixará de ter filas de madrugada. o retorno aos médicos especialistas ou não será assegurado - os convêniso administram milhões de consultas e você não vê credenciado levantando de madrugada para marcar consultas. Vê? Eu nunca vi. Os exames serão realizados, as internações terminarão no dia adequado, não se verá mais rodinhas de atendentes e médicos conversando, enquanto as pessoas esperam.
O funcionário público vai se conscientizar de que é um trabalhador como os demais e que suas horas de trabalho tem que dar lucro ao patrão, ou seja ao contribuinte.Assim deixará de usar sua ânsia de Poder e arrogância e conquistará o respeito de toda a sociedade, porque até agora são apenas tolerados, na grande maioria.
http://jornalggn.com.br/noticia/os-problemas-na-gestao-da-saude
Nenhum comentário:
Postar um comentário