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Fuga do conflito ameaça democracia Alexander Goulart (*) "Dir-se-ia, em primeiro lugar, que a natureza da opinião pública está relacionada com um ingrediente cultura-racional, responsável pelo estabelecimento da controvérsia. A seguir, que a sua característica se relaciona com um ingrediente emocional responsável pela deflagração do debate. E, enfim, que a sua função se refere a um ingrediente ambiental-social, responsável pelo seu último produto, ou seja, o acordo." (CORRÊA, 1988, p. 44) O termo clássico de opinião pública está confundido com a manifestação do público (eleitorado, povo), existe uma equivalência entre reação pública e opinião pública, fazendo o conceito se deslocar da opinião para os opinadores. A opinião pública fica entendida como manifestação da vontade acerca de um tema que se pretende aferir. "No nível individual, opinião confunde-se com atitude. No nível coletivo, aparece como entidade mítica: a opinião pública é o sentimento do povo. Nesse sentido, o público será o conjunto da população que assiste a algum acontecimento." (AUGRAS, 1970, p.12) Do mesmo modo, a opinião política é entendida como opinião publicada, ou seja, expressa, exibida publicamente na esfera da publicidade social. Daí surgem os agentes do sistema de opinião publicada, pessoas da indústria de informação e dos mass media admitidos como opinadores. São esses opinadores os responsáveis pela formação da opinião pública, na perspectiva da mitologia política. É também nessa perspectiva que se dá o debate público, ou seja, participam os opinadores e não as instituições. Assim, só vai para o debate público o que for de interesse da mídia, e quem não participa do debate não tem reconhecimento. Se o político não está no debate, na mídia, ele não é reconhecido por seus eleitores. De qualquer forma, o debate público, na perspectiva política, pode ser simbólico, visto que no plano político as decisões importantes se dão nos bastidores. Condenado à imagem As instituições e sujeitos políticos disputam a visibilidade nos meios mediáticos. Vivemos uma época em que opera uma engenharia de fabricação, manutenção e imposição da imagem. Não tratamos aqui apenas da imagem plástica, mas da imagem conceitual, agregação de valores, a imagem como representação, um jogo de aparências em que prevalece a criação de um produto político para consumo. Collor e Roseana conheceram de perto a validade da afirmação que diz que a imagem é dinâmica. O fato político tem valor simbólico e os imputs funcionam de acordo com o ambiente externo, que é determinante. Percebe-se que a ação de destruir uma imagem pública é muito rápida. Ainda assim, manter ou transformar uma imagem pública é a tarefa mais difícil. Se numa primeira fase os image-makers e consultores políticos produzem fatos políticos, existe um grande desafio logo em seguida: os agentes do mass media detêm o poder hierárquico sobre a exposição. Além disso, a administração da imagem passa a estar intimamente relacionada com a exposição mediática. "Geralmente os jornalistas estão fora do controle dos coordenadores de campanha e a principal dificuldade aparece quando algum jornalista descobre que o candidato não é a mesma pessoa que a publicidade diz ser." (REES, 1995, p. 81) "Joseph Goebbels enfrentou muitos problemas, mas ele nunca teve que enfrentar a maior dificuldade com a qual os publicitários hoje se defrontam: eles não têm um controle total sobre a mídia. Os noticiários de TV e os programas informativos diários insistem freqüentemente no que eles consideram um pecado imperdoável � fixar suas próprias pautas." ( REES, 1995, p. 145) O ator político é condenado a manter sua imagem. Nesse espetáculo, "leitores, telespectadores e ouvintes testemunham os movimentos da política, sem dela participar diretamente." (WEBER, 1999, p. 80). Este parece ser o teatro político, composto de atores, cenógrafos e público. Portanto, o aplauso ou a vaia dependerá da recepção do público, da subjetividade humana. Não há um culpado A reflexão acerca do fenômeno contemporâneo da opinião pública, aliado à política de imagem, permite perceber que a opinião pública é peça-chave no jogo das imagem políticas. Como bem afirmou Laurence Rees, em vez de o político falar sobre as questões que ele acha que são de interesse dos eleitores, o político acaba pesquisando as questões pelas quais o eleitorado se interessa, para assim se dedicar apenas a essas questões. Assim, o político não vai mais persuadir o eleitorado sobre seu ponto de vista, mas vai reforçar opiniões previamente formadas. Um político, numa cultura guiada pela televisão, não deve ser um líder, mas um seguidor da opinião pública. É um processo de contínuo feedback. Cabe também salientar que o público não é um receptor passivo, como pode fazer pensar a reflexão sobre o texto. Existe todo um repertório de juízos e concepções que estarão influindo decisivamente em qualquer posição conceitual nova. Lida-se com o imaginário do público, ou seja, com a subjetividade. Portanto, trabalhamos com dois fenômenos que ameaçam a base democrática, visto que evitam o conflito argumentativo capaz de gerar o acordo. Os políticos e os mass media não são os culpados ou responsáveis primeiros pela situação presente, eles apenas cuidam de seus interesses e procuram os melhores mecanismos para alcançar seus objetivos. Em verdade, não há um culpado. O fato é que esses fenômenos merecem mais atenção e estudo, sobretudo na análise da recepção, para então averiguarmos a real influência do agendamento de duplo sentido existente. (*) Jornalista, Porto Alegre |
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mid0910200293.htm
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